Segundo Reza B'Far (2005), Sistemas Computacionais Móveis são sistemas computacionais que podem facilmente ser movidos fisicamente ou cujas capacidades podem ser utilizadas enquanto eles estão sendo movidos. Como estes sistemas prevêem tal mobilidade, eles normalmente oferecem recursos e características que não encontramos em sistemas comuns, como por exemplo:
· Monitoramento do nível de energia e prevenção de perda de dados em caso de pane de energia;
· Armazenamento de dados local e/ou remoto, através de conexão com ou sem fio;
· Sincronização de dados com outros sistemas;
· Etc.
Atualmente, consideramos sistemas móveis os sistemas que são desenvolvidos para rodar em palmtops, celulares, tablet pcs e similares. Pela definição acima, os notebooks também são considerados como plataformas para sistemas móveis, porém o seu estilo de uso não é exatamente o mesmo dos dispositivos mencionados anteriormente (já que exige parar em algum lugar, abrir o notebook, esperar carregar, etc...). Para efeito de classificação, combinaremos que, para ser “móvel” mesmo, um dispositivo/sistema deve oferecer a possibilidade de acesso imediato e com o usuário em movimento.
http://www.devmedia.com.br/mobilidade-em-analise/3309
Leia mais em: Mobilidade em análise http://www.devmedia.com.br/mobilidade-em-analise/3309#ixzz2TnKlFTDM
mobilidade - facilidade para se mover, para ser movido. como a própria definição informa são ferramentas ou utilitários que podemos utilizar sem precisar estar num ponto fixo. com isso possibilita o acesso e a constante troca de informação e de conhecimento sem necessariamente estar próximo fisicamente.
ResponderExcluir