segunda-feira, 29 de abril de 2013

PoP-AL da RNP






POP, ou PoP, vem do inglês "Point of Presence". Significa "Ponto de Presença", e é o termo utilizado para indicar o ponto físico de uma determinada rede de comunicação em um determinado local ou cidade.

MAPA REPRESENTATIVO DA DISTRIBUIÇÃO  DESSE SERVIÇO EM TERRITÓRIO NACIONAL:

A RNP opera um serviço de backbone de 10 Gbp/s para atender à comunidade acadêmica e de pesquisa, oferecendo acesso à Internet através dos seus pontos de presença (PoPs) regionais. Os PoPs da RNP, que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todos os 27 Estados da Federação. Instituições usuárias da infra-estrutura de rede da RNP conectam-se ao backbone diretamente, através dos PoPs, ou indiretamente, através de redes acadêmicas regionais.
PoP-AL é o Ponto de Presença da RNP em Alagoas. Ele está localizado em Maceió e é abrigado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL.

Tecnologia na Educação: os alunos que ensinam os professores no CIEP Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro



Para aproveitar a familiaridade dos alunos nativos digitais com a tecnologia, a coordenadora pedagógica Gisele Cordeiro idealizou o projeto de monitoria tecnológica: 36 alunos da escola, do 2º ao 5º ano, são tutores dos colegas e dos professores. Eles ajudam a criar blogs, perfis em redes sociais e grupos de discussão. Acompanhamos, ainda, um dia na vida de uma das alunas monitoras, Ágata Farias. Ela mostra como usa a tecnologia em casa, depois que sai da escola e, junto dos colegas, conta como a internet é importante em sua vida.

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/video-tecnologia-educacao-conheca-alunos-monitores-ciep-adao-pereira-nunes-rio-janeiro-694597.shtml


domingo, 28 de abril de 2013

Para você no seu cotidiano acadêmico, como você tem se utilizado das tecnologias e mídias?


Acredito que tenho utilizado, dos recursos tecnológicos de maneira adequada, tentando otimizar os meus trabalhos e ampliar o meu conhecimento durante a minha vida acadêmica. Já que são, excelentes fontes de pesquisas, não só de entretenimento. No entanto, poderia aproveita-los ao máximo se tivesse desfrutado no decorrer da minha carreira estudantil de um profissional docente qualificado que me orientasse como melhor utilizar estas ferramentas, que hoje são de fundamental importância para o estudante, pois nos fornece um oceano riquíssimo de referencias que esta sempre se atualizando e sendo acrescentado novos dados.

domingo, 21 de abril de 2013

O que é aprender?




Na verdade, aprender é um processo. E o processo de aprendizagem se dar, através de várias situações que vão nos estimular, facilitando assim, o entendimento, a compreensão daquilo que esta acontecendo á nossa volta. Por tanto, ela precisa ser significativa, pessoal, ter objetivo real dentre outras coisas.


Com essa visão, de processo de aprendizagem, quebramos a ideia de que o professor é apenas o transmissor de conteúdo e passamos a entender que, estamos sempre em busca de conhecimento e este deve ser compartilhado entre aluno/professor, onde o aluno tona- se um participante e o professor o mediador. O uso das TIC amplia e qualifica essa busca por saber, já que, o mundo estar cada vez mais interligado e novas informações surgem a cada segundo. 

O que é TIC ?



TIC é a abreviação de “Tecnologia da Informação e Comunicação”. TIC é um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações.


Na área da educação poder usufruir das TIC proporciona, pulos de qualidade e criatividade, tudo em nome de uma nova maneira de ver este “mundo” e isto, irá fortalecer desde a educação básica até o final da formação acadêmica o processo de aprendizagem.